:: Pontos & Artes ::

quarta-feira, agosto 31, 2005

Evento: 22ª feira de Artesanato e Gastronomia V. N. Famalicão

Nos próximos dias 02 a 11 de Setembro irá ter lugar em Vila Nova de Famalicão a 22ª Feira de Artesanato e Gastronomia. Este feira tem tido lugar desde 1984 e contou no ano passado com 131 expositores, entre artesanato e gastronomia. Mais uma feira a não perder.

terça-feira, agosto 30, 2005

Origami : algumas instruções para trabalhos nesta arte

Por toda a internet pode encontrar instruções para começar na arte do Origami mas podemos dar umas quantas sugestões para o ajudar a dar os primeiros passos.

Neste blog português, poderá encontrar vários modelos feitos em origami, para além de outras peças de artesanato.
E também neste aqui poderão encontrar trabalhos e explicações relativas a esta arte.

E aqui ficam alguns links de instruções para fazer lindos trabalhos de origami:
-Instruções para iniciantes
- Peças simples
- Peças intermédias
- Trabalhos mais elaborados

Podem encontrar instruções para inúmeros trabalhos como: ornamentos para a sua árvora de Natal, utilização de notas no fabrico de peças, animais como cães, baleias, elefantes, sapos, um avião de papel, entre muitas e muitas mais peças.

sábado, agosto 27, 2005

Concurso Novos Talentos Mundo Mixpt

Ainda estão abertas as inscrições para o concurso Novos Talentos Mundo Mixpt. Podem informar-se aqui.

ORIGAMI

Image hosted by Photobucket.com
Talvez até já tenha ouvido falar sobre esta arte ou este nome. Mas o que significa realmente e em que consiste ?

Origami é, nada mais nada menos que a arte em dobrar papel e transformar folhas de papel em barcos, animais ou flores. É uma arte muito divertida, especialmente para crianças e que proporciona lazer e divertimento para todas as idades.
Esta arte veio do Oriente e não há muitas certezas de quando terá aparecido. Alguns entendidos dizem que veio da China, há cerca de 2000 anos atrás. Outros dizem que o Origami apareceu depois da invenção do papel. Contudo Origami é uma palavra japonesa e que significa; oru - dobrar e kami-papel. Ou seja, a arte de dobrar o papel. E nesta arte o lema é "desde que não se corte nem se cole, a imaginação é o único limite".
Origami é considerada uma excelente ferramenta no ensino da matemática, suporte para outras matérias, além de ser usdao em muitas terapias.
O mais importante no aprendizado do origami são os símbolos. Conhecendo esses símbolos você poderá fazer os modelos de trabalhos em origami que quiser, bastando seguir as indicações.
(pode aprender os significados dos símbolos aqui ou aqui ou aqui).
Divirta-se e faça os seus trabalhos em origami.
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com

terça-feira, agosto 23, 2005

Dica: modelagem

Aqui fica uma dica sobre modelagem com massa tipo "Fimo"

Dica: Execute a modelagem da peça pretendida directamente sobre uma folha de papel alumínio. Assim fica mais fácil de transferir a peça pronta para o forno, aliás o papel pode ser deixado durante a cozedura da peça pois também evita que a massa se pegue ao fundo da forma (tabuleiro).

domingo, agosto 21, 2005

Volta ao activo

O período de férias está a acabar para muita gente e, após algum tempo de pouca actividade neste blog estamos carregadas de energia para voltar á activa.
Começámos por actualizar a nossa lista de blogs e sites artísticos e ainda não estão todos. Já repararam na quantidade de novos blogs e sites que têm surgido sobre uma ou outra forma de artesanato ? É uma tomada de coragem de muitos artistas portugueses em começar a mostrar o que fazem, a mostrar as suas criacções. E espero que continuem a aparecer mais e mais novos criadores, de tantas peças fantásticas.
Já agora queríamos agradecer a todos quanto nos vão visitando e comentando e participando deste blog, o que nos vai também dando alento a continuar a mostrar o que por cá se faz, partilhando do conhecimento de cada uma.
E agora voltemos ao assunto que nos fez abrir este blog : as artes, sejam elas qual forem.

sexta-feira, agosto 19, 2005

Dica: stencil

Aqui fica uma dica sobre a pintura em stencil:

Execute a pintura em stencil sempre a partir do centro da área a ser colorida em direcção às bordas. Assim evita-se o acumulo de tinta nos contornos, o que sempre compromete o resultado.
Image hosted by Photobucket.com