:: Pontos & Artes ::

domingo, março 13, 2005

O que é a decoupagem

Vamos tentar dar uma ideia do significado deste técnica, de onde surgiu, aonde se pode aplicar, enfim o que é a decoupagem.

A decoupagem é uma técnica nascida em Itália por volta do ano 1600 e que foi levada para França, aonde se desenvolveu, se tornou conhecida e de onde vem o seu nome, que signica "colar" (cortar e colar).

Esta técnica consiste na decoração de objectos com figuras recortadas em papel ou até mesmo em tecido. O papel utilizado pode ser muito variado, desde o simples guardanapo de papel, papel de revistas, fotocópia, papel de embrulho, até fotografia. E as superfícies aonde podem ser colados são as mais variadas possíveis: madeira, cartão, tecido, vidro, metal, cerâmica, velas.

Basicamente prepara-se a base da superfície da peça aonde pretendemos colar a figura recortada, impermeabializando se necessário e pintando, ao que se procede á aplicação das figuras recortadas e depois ao seu envernizamento (em várias demão de verniz) que, para além de proteger a figura recortada irá dar á superficie um aspecto final o mais liso possível de modo a que o aspecto final pareça que a figura recortada é pintada e não colada. É este o objectivo deste técnica: a decoupagem bem feita parece uma pintura.

Pode-se também enriquecer a decoupagem de uma peça com outra técnicas como por exemplo o envelhecimento ou o craquelado.

Aos poucos iremos aqui apresentar várias sugestões para poderem aplicar a técnica da decoupagem em várias superfícies, utilizando também o tão em moda "técnica do guardanapo".

10 Comments:

Enviar um comentário

<< Home