:: Pontos & Artes ::

quarta-feira, abril 13, 2005

Quadro tridimensional de flores


Aqui fica a descrição de como fazer este quadro tridimensional, feito pela Susana Feliciano, que aceitou um nosso pedido para partilhar os seus conhecimentos.

Materiais:

4 estampas da mesma imagem á vossa escolha

Uma placa de MDF

Cola branca

verniz de relevo "Sintex"

cola de silicone transparente

seringa de 10mm(sem agulha)

Tinta da China

Como fazer:

Começa-se por colar uma das estampas na placa, com muito cuidado para não ficar com bolhas de ar e nas outras três estampas dá-se na frente da estampa com verniz de relevo "sintex", com um pequeno rolo de espuma para pintura (esta operação tem de ser feita em cima de uma folha de papel de aluminio) e deixa-se secar. Este procedimento faz-se por três vezes. Depois viram-se as estampas ao contrário e repete-se o procedimento.
Depois das estampas secas, começa-se numa e cortam-se com um x-acto os pormenores que queremos salientar (que vão dar o aspecto de 3 dimensões) e passa-se no contorno de cada parte cortada um pouco de tinta da China.

Entretanto prepara-se silicone transparente e enche-se a seringa com a silicone e passamos à montagem do quadro. Em cada peça cortada põe-se um pouco de silicone no verso e vai-se aplicar na primeira estampa já colada, de modo a ficar um pouco levantada, vai-se fazendo isto a todas as peças e deixa-se secar. Depois é repetir a operação para as outras duas estampas, até se conseguir o efeito desejado.

Atenção que só se colam as partes das 3 estampas que se pretendem que sobressaiam. No fim limpam-se os excessos de silicone com um pincel de cerdas e aplica-se verniz ceramico "sintex". (Explicação e quadro elaborado por Susana Feliciano)

Um efeito diferente e muito bonito. Vale a pena experimentar.

Obrigada Susana pela tua explicação.

7 Comments:

Enviar um comentário

<< Home