:: Pontos & Artes ::

quinta-feira, maio 12, 2005

Cuidados a ter com os pinceis

Image hosted by Photobucket.com
A correcta limpeza dos pincéis é de bastante importância pois é do estado dos pinceis que por vezes depende a qualidade da pintura da sua peça. E os pincéis são uma importante ferramenta de trabalho que deve ser tratada com importancia e cuidado.

Nunca deixa secar a tinta nos pinceis pois estes poderão ficar secos, com a tinta agarrando as cerdas, ficando assim estragados facilmente. Portanto lave-os sempre que os utilizar.

Se utilizar tinta acrílica, os pinceis podem ser lavados apenas em água, ou água e sabão. Á medida que vai trocando de cor de tinta e de pincel, coloque o pincel anterior num frasco com água, para evitar que a tinta seque . Mas há que ter o cuidado de não deixar ficar o pincel demasiado tempo mergulhado na água pois o peso do cabo do pincel poderá entortar as cerdas do pincel e ajuda a enferrujar a parte metálica do cabo.
E aqui fica um truque para deixar pinceis pequenos mergulhados na água por um periodo pequeno sem dar cabo das cerdas: prenda o cabo do pincel com uma mola da roupa na borda do frasco, deixando com que o pincel fique suspenso na água e não apoiado no fundo do frasco.
No final da utilização dos pinceis poderá lavá-los com água morna e sabão para que elimine os vestígios de tinta por completo. Depois basta secá-los bem num pano macio.

Se utilizar tintas com base oleosa utilize sempre diluente ou terebentina para limpar os pinceis, secando-os depois num pano macio e seco. Pode ainda mergulhá-los numa soluçao de acetona que irá limpar totalmente os restos de terebentina ou diluente dos pinceis, deixando-os quase secos instantaneamente.
Image hosted by Photobucket.com


3 Comments:

Enviar um comentário

<< Home