:: Pontos & Artes ::

domingo, maio 22, 2005

Dicas para começar a pintura em tecido

Image hosted by Photobucket.com
(Naperon pintado por Henriqueta)

Para pintar em tecido utilize tintas apropriadas, ou seja, para tecido.
As tintas para tecido podem ser aplicadas em quase todos os tipos de tecido: algodão, sarja, linho, popeline, cambraia, lona, musselina, chifon, ganga, etc. Em tecidos 100% sintéticos como nylon ou poliéster é preferível não pintar se não tiver já alguma experiência com este tipo de tecidos.

Antes de começar a pintura, lave o tecido primeiro para retirar a goma que ele possa ter, isto porque a tinta poderá aderir á goma do tecido e ao lavar a peça depois de pintada a goma sairá levando consigo parte da sua pintura. Esta é uma regra na pintura do tecido: lavar sempre a peça antes de a começar a pintar.
No final da pintura aconselha-se uma passagem com o ferro de engomar, no verso da peça, para que o calor do ferro coza a tinta. Lembre-se de retirar o vapor ao ferro - esta passagem deverá ser SEMPRE com o ferro sem saída de vapor. Depois de passada a peça pintada é que poderá ser finalmente lavada.

Quando trabalhar com tecidos de algodão finos, tipo a popeline, estique muito bem o tecido prendende-o com fita crepe nas pontas do tecido para que fique bem esticado. Em alguns tecidos bem finos poderá usar a ajuda de um bastidor para que este fique esticado e também apoiado.

Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com
(t-shirt pintada por Susana Feliciano) (Fraldas pintadas por Carla Geraldes)

Image hosted by Photobucket.com
(Biombo pintado por Henriqueta)

5 Comments:

  • Ainda não me tinha aventurado a pintar em tecido mas tenho imensa vontade de começar. Este teu artigo deu-me mais vontade ainda porque estou cheia de ideias para por em prática! foste ao Mundo Mix? Se sim como correu? Eu não estive cá e com muita ena minha não pude ir lá espreitar... fica para a próxima! beijokas

    By Anonymous Anónimo, at 27 maio, 2005 13:19  

  • Gostei muito de conhecer o seu blog, é legal saber que existem pessoas partilhando o que sabe.
    Quando vou pintar em tecidos, costumo usar uma tábua e nela passo uma espécie de cola, que depois de alguns minutos o pano adere bem e fica esticado, facilitando a pintura.
    Aguardo sua visita ao meu blog.
    Um feliz 2006.

    By Blogger Arte da Luluzinha, at 05 janeiro, 2006 13:39  

  • Cool blog, interesting information... Keep it UP » »

    By Anonymous Anónimo, at 06 março, 2007 23:14  

  • Fantastico!
    estou a pensar em começar pintar tecido...
    hmhm

    By Blogger Lilybeth, at 20 agosto, 2009 01:39  

  • Por que nao:)

    By Anonymous Anónimo, at 20 novembro, 2009 06:34  

Enviar um comentário

<< Home