:: Pontos & Artes ::

quarta-feira, março 30, 2005

Pequenos bordados na roupa

Depois de uns dias sem posts, aproveitando estes diazitos da Páscoa, cá estamos novamente com novas ideias.

No seguimento do post anterior e como a nossa visitante Isabel sugeriu, mesmo com pouco tempo sempre podemos transformar o corrido tempo livre e bordar pequenas figuras, aproveitando alguma roupa que tenha zonas mais gastas no tecido ou algum rasgão e cobrir essa zona com bonitos bordados.

Também podem aproveitar quando compram camisolas ou t-shirts de uma só cor colocando um bordado colorido que tornará a peça de roupa mais bonita ainda.

Fica aqui uma sugestão, bordada pela Carla Baptista para a sua filhota Bia, de 3 anitos. Em camisolas de uma cor foram bordados pequenas figuras e vejam como ficaram as peças de roupa:




Eu achei que ficaram a ganhar e muito mais bonitas, estas duas peças de roupa.



Para bordarem numa peça de roupa, para além de terem o grafico, linhas e agulha para bordar o que tiverem escolhido poderão utilizar talagarça por exemplo
seguiriem o grafico e bordar em qualquer tecido.

A talagarça serve para utilizarem os quadradinhos que a mesma tem para bordarem na peça de roupa. Podem prender a talagarça com alfinetes na roupa e basta começarem a bordar o grafico que escolheram. Quando tiverem acabado podem puxar cada fio da talagarça que irá saindo toda, ficando o bordado como vêem nas fotos.

Bons bordados.

sábado, março 19, 2005

Bordados pequenos e rápidos


Por um mero acaso ia escrever aqui sobre bordar peças pequenas e rápidas quando nos chegou o primeiro comentário a este blog e sobre este assunto exactamente. Obrigada Isabel pela visita a este espacinho de bordados e artes.

Para quem gosta de bordar, ainda mais peças grandes, quadros ou o que for de maiores dimensões vai encontrar certamente alguma "dificuldade" em voltar a este "velho" hobby em especial uma recém-mamã ou quem tenha iniciado uma carreira ou simplesmente a sua rotina tenha mudado bastante. Posso falar que como mamã de um pequeno traquinas de ano e meio é bem mais complicado de bordar algo de tamanho médio a grande (e até mesmo pequeno) pois as rotinas mudaram e muito.

Mas bordar sempre foi uma terapia para mim, tal como já tenho ouvido outras pessoas com este hobby de agulha e linha dizerem o mesmo.
Além de gostar muito do que estou a fazer e me relaxar.

Por isso vou aqui lançar uma sugestão de bordados simples, rápidos de fazer e lindos como qualquer outro trabalho grande. 

Que tal começarem por experimentar bordar
imans


Imans, mas que imans, perguntarão
vocês ? Pois bem, imans sim, daqueles que se poderão colocar na porta do frigorifico... Ou num quadro de recados com adesão magnética. Ou poderão transformar os bordados pequenos em ornamentos para a vossa árvore de natal por exemplo... Ou fazer bolsinhas com cheiro para colocar nas vossas gavetas.


Poderão bordar os imans em restos de tecido quadrilé ou em
tela plástica
ou ainda em cartão perfurado. 

E bordar um iman é tão rápido e o resultado tão cativante.

Basta que bordem o vosso motivo aonde preferirem (quadrilé por exp.). Depois de bordado poderão passar cola branca no verso do bordado, para que este se torne mais rijo e para que o tecido não se desfie. (Em vez da cola branca poderão optar se quiserem por aplicar entretela colante, sempre no verso)

Depois da cola ter secado poderão colocar, também no verso do bordado, papel de veludo. No final basta recortar todo o bordado com o espaço de 1 quadrado de tecido a toda a volta,
colar um iman ou um pedaço de vinil
magnético
e já têm o vosso iman bordado e pronto a ir para a porta do
frigorifico!!

O resultado é bonito, colorido e rápido de se fazer, sem exigir grandes concentraçoes ou tempo.

Experimentem e digam qual o resultado, se gostaram ou não.

domingo, março 13, 2005

O que é a decoupagem

Vamos tentar dar uma ideia do significado deste técnica, de onde surgiu, aonde se pode aplicar, enfim o que é a decoupagem.

A decoupagem é uma técnica nascida em Itália por volta do ano 1600 e que foi levada para França, aonde se desenvolveu, se tornou conhecida e de onde vem o seu nome, que signica "colar" (cortar e colar).

Esta técnica consiste na decoração de objectos com figuras recortadas em papel ou até mesmo em tecido. O papel utilizado pode ser muito variado, desde o simples guardanapo de papel, papel de revistas, fotocópia, papel de embrulho, até fotografia. E as superfícies aonde podem ser colados são as mais variadas possíveis: madeira, cartão, tecido, vidro, metal, cerâmica, velas.

Basicamente prepara-se a base da superfície da peça aonde pretendemos colar a figura recortada, impermeabializando se necessário e pintando, ao que se procede á aplicação das figuras recortadas e depois ao seu envernizamento (em várias demão de verniz) que, para além de proteger a figura recortada irá dar á superficie um aspecto final o mais liso possível de modo a que o aspecto final pareça que a figura recortada é pintada e não colada. É este o objectivo deste técnica: a decoupagem bem feita parece uma pintura.

Pode-se também enriquecer a decoupagem de uma peça com outra técnicas como por exemplo o envelhecimento ou o craquelado.

Aos poucos iremos aqui apresentar várias sugestões para poderem aplicar a técnica da decoupagem em várias superfícies, utilizando também o tão em moda "técnica do guardanapo".

sábado, março 12, 2005

Iniciando ponto cruz...

Para quem gostaria de se iniciar no ponto cruz deixamos aqui umas sugestões e uma imagem que espero vos ajude a entender como iniciar a bordar este ponto simples e que permite trabalhos lindos:

Image hosted by Photobucket.com

Arremate a linha por entre a trama do tecido e comece de baixo para cima (na fig. os números indicam aonde sai a agulha), fazendo uma carreira sempre do mesmo modo até onde é indicado no gráfico.
Depois volte para trás, no mesmo sentido, com a agulha de baixo para cima, concluindo assim a sua primeira carreira de ponto cruz.
Tente sempre arrematar os pontos metendo a agulha e linha por debaixo da trama do tecido, mantendo assim o avesso do bordado perfeito.


quarta-feira, março 09, 2005

Olá a todos !

Bem vindos a este cantinho aonde tentaremos partilhar o que gostamos de fazer nos tempos livres.

Este blog irá tentar mostrar e partilhar os conhecimento, técnicas e trabalhos feitos por pessoas que gostam de ocupar os seus tempos livres de várias formas.

Do ponto cruz ás artes decorativas, passando até pela delicada e saborosa arte da culinária, aqui poderão encontrar sugestões de como passar os tempos livres.

Todas as pessoas que colaboram neste site são amadoras mas dispostas a partilharem tudo o que sabem, quer as boas como as "más" experiencias e seus resultados.

Obrigado pela vossa visita e voltem sempre que tentaremos ter novidades neste blog dedicado ás artes e bordados !